quarta-feira, 29 de abril de 2015

O Reflexo de Protrusão da língua e a Alimentação Complementar

No finalzinho da gestação geralmente os pais já estão super ansiosos para ver a carinha do bebê e para finalmente segurá-lo em seus braços. Daí nasce aquela coisinha frágil e tão pequenininha e as reações com o primeiro contato são as mais variadas. Porém, no primeiro mês é quase que hegemônico o sentimento de desespero ou quase-desespero nos pais..rsrsrs
Mas o primeiro mês passa, e as coisas começam a acalmar um pouquinho (não muito! rsrs), os pais se "acostumam" a dormir bem menos e àquela rotina dedicada ao bebê.
Com a "calmaria", a mãe já começa a ficar ansiosa para começar a introduzir as comidinhas pro bebê. E quando chega perto do 5º mês, a ansiedade de algumas mães beira a aflição. rs
Para algumas é o fim da licença maternidade, fator agravante.
Então, em meio a todo esse sentimento, finalmente chega o momento: o bebê deve estar pronto para receber a comidinha!
Daí a mãe, que já não aguentava mais esperar, amassa uma banana inteirinha e vai dar ao bebê, com aquela colherinha de material especial que comprou no 6º mês de gestação.
Diante de tamanha expectativa, o bebê ainda tem coragem de simplesmente cuspir TUDO!
A mãe tenta a próxima colherada, mas ele vira o rosto, parece que vai vomitar e, com a insistência, começa a chorar.
A única explicação possível para essa reação é que ele não gostou da banana? Ou será que é porque tinha que ter começado com um suquinho de lima, já que ele estava acostumado apenas com líquidos? Ah não!...Se tivesse batido a banana no liquidificador ou passado na peneira, ele teria comido inteira! Com certeza um biscoitinho de maisena faria toda a diferença....não é?
--------------------------------------------
Finalizo aqui a estorinha (baseada em fatos reais..rs) pra lhes dizer que tanta expectativa, aliada à nossa cultura que supervaloriza o ato de comer, sem que necessariamente valorize a qualidade do que se come, faz com que uma reação simples e COMPLETAMENTE NORMAL que qualquer criança que nunca comeu sólidos na vida poderia ter, é capaz de atrapalhar, e muito, a introdução da alimentação complementar e a formação do paladar.
Por volta do sexto mês de vida, começa a ocorrer o fim do REFLEXO de protrusão da língua (o reflexo de colocar a língua pra fora), que seria uma proteção natural contra a ingestão precoce de alimentos sólidos. Muitas crianças ainda terão esse reflexo que, como todo reflexo, é INVOLUNTÁRIO!
Não significa que ela não gostou do alimento.
Não significa que ela precisaria iniciar com líquidos.
Não significa que precisava bater no liquidificador ou passar na peneira.
Não significa que ela precisava de um biscoitinho de maisena.
Então... Vamos com calma.
Ao invés de amassar uma banana inteira, amasse uma rodelinha ou duas.
Ao invés de ficar limpando o queixo sujo o tempo todo, deixe que a melação aconteça.
Ao invés de enfiar a colherada na boca, espere para que ele espontaneamente abra a boca, ou dê sinais de interesse pelo alimento.
Ao invés de se apressar para oferecer a próxima colherada, espere tranquilamente que ele termine de processar completamente a primeira.
Nunca force a barra para que seu bebê coma mais! Confie nos instintos dele, para que não se percam para sempre.
O bebê nasce com uma ótima auto regulação da ingestão de energia.
Alimentos mais calóricos são consumidos em menor quantidade. Alimentos menos calóricos (aqueles com muita água) serão consumidos em maior quantidade e distenderão mais o estômago.
Então evite alimentos aguados!!! (Sopas e sucos entram aí)
Deixe secar toda a água da papinha cozinhando. Amasse e ofereça. É melhor 2 colheres de comida 'sem água", que 10 colheres de comida aguada.
Confie no seu bebê. Respeite sua saciedade. Entenda o momento de aprendizado da alimentação e a valorize como algo que repercutirá pra sempre na vida dele.
No mais, estou a disposição para ajudar!
Agende uma consulta e faça uma introdução da alimentação complementar com qualidade e segurança!
Pryscilla Rodrigues - Nutricionista Infantil
CREMEDI - (79) 3041-2555

7 comentários:

  1. Adorei as dicas. Minha filha tá com língua pra fora e sua explicação foi ótima. Além das dicas pRa qdo for entrar com alimentos. Mas quero esperar pelo menos os 6 meses de amamentação exclusiva.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas. Minha filha tá com língua pra fora e sua explicação foi ótima. Além das dicas pRa qdo for entrar com alimentos. Mas quero esperar pelo menos os 6 meses de amamentação exclusiva.

    ResponderExcluir
  3. Ele nasceu com a linguinha pra fora?vc foi em algum especialista? Estou com desesperada...minha bebe só fica com língua pra fora,do quando dorme que não. ..e as durante dia as vezes não colica.. Pediatra disse q é normal ...para observar.

    ResponderExcluir
  4. Aí meu deus tô fazendo tudo errado, eu comecei com 6 meses, ele adora comer tomate,banana etc. Eu cozinhava no vapor os legumes, peixes, até frango e oferecia ele comia muito bem, até que resolvi dá um caldo de feijão, agora ele só quer comer comidas com molho e caldos faço o método blw, servia e ele comia. Agora ele está com 7 meses comida seca sem caldo ele coloca a língua pra fora e joga fora, alimentos com caldo ele fica chupando e acaba comendo, come até de mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma mãezinha!! Ele tá super bem!! É só variar o cardápio com inserção de alimentos mais pastosos e com caldo. Se é assim que ele está querendo, dê. Logo logo ele volta a comer mais sólido. Faz uma mistura boa do caldo com a comidinha. Ele vai gostar. Segue lá o IG @pratinhodobebe que tem muitas dicas boas.

      Excluir
  5. Gostei da explicação. Meu bebê fez seis meses, mas ainda coloca tudo para fora. Vou seguir as dicas!

    ResponderExcluir